Pesadelos e Terrores Nocturnos... - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 13-06-09, 16:53:30   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile Pesadelos e Terrores Nocturnos...

Nem sempre os sonhos dos nossos pimpolhos são bons... É tão angustiante vê-los a meio da noite, aflitos, olhinhos fechados e em pânico!! É quase assustador!! E quando eles não sabem contar o que se está a passar na cabecinha deles !!??

Os estudos revelam que existem causas prováveis que desencadeiam pesadelos em bebés: reacções ao leite, alterações nos padrões de alimentação, barulhos, descidas ou subidas desconfortáveis da temperatura ambiente, dores,... Nessas idades, fala-se mais em "terrores nocturnos" porque a criança não está totalmente acordada, parece não se aperceber que os pais estão junto dela, podendo até afastá-los como se fizessem parte do sonho mau! O nosso desespero , nessas situações, tem mais a ver com o facto de não conseguirmos acalmar a criança .

Os pesadelos são um fenómeno diferente: a idade "mais provável" de ocorrência de pesadelos é a partir dos 3 anos (não é tão precoce como os terrores nocturnos), altura em que as crianças têm mais capacidade de fantasiar e imaginar .
Nos pesadelos a criança acorda mesmo e está mesmo assustada, sendo capaz de dizer que teve um sonho mau; por vezes, até é capaz de o contar.
Nesses casos, é sempre muito importante tranquilizar a criança, sem culpabilizar. Por vezes, também ajuda mostrar à criança que não existe nenhum monstro escondido debaixo da cama!
Ou então fazer como Manucha contou num outro tópico: guiar o pensamento da criança para alguma coisa divertida associada ao monstro assustador que provocou o pesadelo (um monstrinho vestido de bailarina!! Achei uma ideia giríssima !!).

Mas, há-de haver mais formas criativas de lidar com os pesadelos dos nossos filhotes!! Querem partilhar ??
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 22-06-09, 22:22:12   #2 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Por Defeito

A minha filha deve ser campeã de noites mal dormidas e agitadas! Só há bem pouco tempo é que começou a dormir noites inteiras. E esta com quase 2 anos e meio... Como já dorme no seu quarto desde os 8 meses, nas suas crises, resta-me ir para o lado da sua caminha e ficar lá, de joelhos a acalmá-la e aguardar que volte a conciliar o sono... E muitas vezes o episódio voltava a repetir-se passado meia hora. Havia noites em que tudo se repetia sucessivamente, e eu chegava a ficar de pernas dormentes de tanto tempo (às vezes horas) ficar a segurar a mão do meu anjinho. Ela recusa-se a sair da caminha dela e vir para a nossa, o que seria bastante mais fácil para nós...
Mas sem dúvida que não é nada fácil. E ainda há o drama de termos que ir trabalhar ao outro dia de manhã, com olheiras de metro.
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-09, 08:23:34   #3 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

A minha filha teve mais ou menos nove meses sem querer dormir à noite. Foi terrivel. Resolvemos o problema ao tira-la do berço e passa-la para uma cama baixinha com proteções de lado (do Ikea com dois gatos).
Agora acorda de noite mas com um miminho fica bem!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 24-06-09, 18:01:06   #4 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Chupeta rosa

oh Pipa, a cama da minha piolha também é do IKEA, mas aquela de ferro que tem também umas pequenas protecções de lado, bem baixinha. Lá dorme muito melhor!
Antigo 25-06-09, 09:28:19   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

A minha filha já caiu uma vez da caminha!
A cama esta encostada a parede e do outro lado colocamos sempre um edredon para amparar a queda.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 25-06-09, 23:23:51   #6 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Por Defeito

A minha filha também já caiu... Ninguém de conta. Nem ela!
Só de manhã quando fui ao quarto dela é que a vi lá. Na altura também tinha una almofadões para amparar estes acontecimentos. A cama também estava encostada à parede. Agora já está na posição normal, com a cabeceira encostda à parede. E nunca mais houve problemas... Mas de facto ela está melhor que no berço de grades para onde eu fazia uma romaria para desentalá-la das ditas grades. Mesmo com protectores... Não me perguntem como é que la conseguia a proeza...
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 15:30:10.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.