|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Nem sempre os sonhos dos nossos pimpolhos são bons... É tão angustiante vê-los a meio da noite, aflitos, olhinhos fechados e em pânico!! É quase assustador!! E quando eles não sabem contar o que se está a passar na cabecinha deles
!!?? Os estudos revelam que existem causas prováveis que desencadeiam pesadelos em bebés: reacções ao leite, alterações nos padrões de alimentação, barulhos, descidas ou subidas desconfortáveis da temperatura ambiente, dores,... Nessas idades, fala-se mais em "terrores nocturnos" porque a criança não está totalmente acordada, parece não se aperceber que os pais estão junto dela, podendo até afastá-los como se fizessem parte do sonho mau! O nosso desespero , nessas situações, tem mais a ver com o facto de não conseguirmos acalmar a criança . Os pesadelos são um fenómeno diferente: a idade "mais provável" de ocorrência de pesadelos é a partir dos 3 anos (não é tão precoce como os terrores nocturnos), altura em que as crianças têm mais capacidade de fantasiar e imaginar . Nos pesadelos a criança acorda mesmo e está mesmo assustada, sendo capaz de dizer que teve um sonho mau; por vezes, até é capaz de o contar. Nesses casos, é sempre muito importante tranquilizar a criança, sem culpabilizar. Por vezes, também ajuda mostrar à criança que não existe nenhum monstro escondido debaixo da cama! Ou então fazer como Manucha contou num outro tópico: guiar o pensamento da criança para alguma coisa divertida associada ao monstro assustador que provocou o pesadelo (um monstrinho vestido de bailarina!! Achei uma ideia giríssima !!).Mas, há-de haver mais formas criativas de lidar com os pesadelos dos nossos filhotes!! Querem partilhar ??
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Embrião
|
A minha filha deve ser campeã de noites mal dormidas e agitadas! Só há bem pouco tempo é que começou a dormir noites inteiras. E esta com quase 2 anos e meio... Como já dorme no seu quarto desde os 8 meses, nas suas crises, resta-me ir para o lado da sua caminha e ficar lá, de joelhos a acalmá-la e aguardar que volte a conciliar o sono... E muitas vezes o episódio voltava a repetir-se passado meia hora. Havia noites em que tudo se repetia sucessivamente, e eu chegava a ficar de pernas dormentes de tanto tempo (às vezes horas) ficar a segurar a mão do meu anjinho. Ela recusa-se a sair da caminha dela e vir para a nossa, o que seria bastante mais fácil para nós...
Mas sem dúvida que não é nada fácil. E ainda há o drama de termos que ir trabalhar ao outro dia de manhã, com olheiras de metro. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
A minha filha teve mais ou menos nove meses sem querer dormir à noite. Foi terrivel. Resolvemos o problema ao tira-la do berço e passa-la para uma cama baixinha com proteções de lado (do Ikea com dois gatos).
Agora acorda de noite mas com um miminho fica bem!!!
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Embrião
|
A minha filha também já caiu... Ninguém de conta. Nem ela!
![]() Só de manhã quando fui ao quarto dela é que a vi lá. Na altura também tinha una almofadões para amparar estes acontecimentos. A cama também estava encostada à parede. Agora já está na posição normal, com a cabeceira encostda à parede. E nunca mais houve problemas... Mas de facto ela está melhor que no berço de grades para onde eu fazia uma romaria para desentalá-la das ditas grades. Mesmo com protectores... Não me perguntem como é que la conseguia a proeza...
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|