Masturbação. - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Avisos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 22-06-09, 17:15:16   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question Masturbação.

Por muito que possamos ficar chocados só de pensar nisso, a verdade é que as crianças masturbam-se... Principalmente a partir dos 3 anos de idade. Masturbam-se ou tocam nos órgãos sexuais porque, nessa fase, há uma crescente exploração do corpo que as leva a descobrir sensações novas que lhes dão prazer ...

Nunca devemos esquecer que a masturbação é um comportamento normal e, por isso, deve ser encarado com naturalidade ! É infelizmente ainda encarado por muiitos pais, avós, tios, educadores,... como algo doentio (muitas vezes associado a epilepsia) ou mau...

A masturbação ocorre numa determinada fase da vida da criança e é tão saudável como qualquer outra. Para não se tornar problemática, os pais devem ter uma atitude de compreensão, não empolando demasiado o assunto e encarando a situação como uma fase que vai passar.
Reprimir ou envergonhar a criança poderá até fazer com que ela deixe de se masturbar, mas as consequências são muito pouco saudáveis em termos do desenvolvimento emocional da criança...

É fundamental explicar à criança de que esse comportamento exige privacidade e que não pode "esfregar" o pipi ou a pilinha à frente das outras pessoas, e que tem de ter muito cuidado porque pode magoar-se, uma vez que os órgãos sexuais são muito sensíveis... Isso tudo deve ser explicado à criança com muita serenidade e naturalidade. Essa é a parte mais complicada para os pais !

Querem partilhar as vossas experiências com os vossos filhos?? Já vos aconteceu?? Como reagiram ??
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 22-06-09, 20:53:05   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

As crianças começam a mansturbar-se quando começam a tirar a fralda.
Eu estou à vontade com estas situações porque quando trabalhava no infantário assisti a algumas situaçóes até engraçadas.
A minha filha já dá os primeiros passos na mansturbação quando lhe troco a fralda.
E a tua filhota Sissy?

Última edição por Pipa : 22-06-09 às 20:55:44
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 22-06-09, 22:02:29   #3 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Por Defeito

Curiosamente a minha filhota também já começa a brincar com a sua pipi quando estamos a trocar a fralda ou a secar o corpito depois do banho,,,
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-09, 09:46:58   #4 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Com que idade começam a ter vergonha da nudez???
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-09, 13:27:07   #5 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Smile Sexualidade infantil!

A sexualidade infantil é uma realidade actualmente bem aceite... Em todas as fases da sua vida a criança tem uma componente de sexualidade, desde o período de amamentação... As formas como a sexualidade infantil se manifesta sofrem, obviamente, ao longo dessas fases muitas mudanças .

A partir dos 15 meses sensivelmente, a criança revela interesse pelo cocó e pelo chichi, porque se apercebe que é algo que sai do seu próprio corpo... Por volta dos 2 anos e meio, a criança já sabe se é uma menina ou um menino, e sabe também que existem diferenças anatómicas entre meninos e meninas... Claro que começa a querer explorar, com muito interesse, o seu corpo e o do outro ! É fundamental, desde essa altura, desenvolver na criança as noções de intimidade e de privacidade ... Não quer dizer que os pais devam esconder o seu corpo dos filhos fechando-se a sete chaves quando se despem, mas devem respeitar a curiosidade natural e até instintiva das crianças, respondendo às suas perguntas numa linguagem simples e não demasiado aprofundada, respeitando sempre a intimidade dos adultos!
Por exemplo, quando as crianças, por volta dos 3, 4 anos começam a querer saber como é que se fazem os bebés!!

O conceito de nudez surge principalmente por volta dos 3 anos . As crianças têm a noção de que existem partes do corpo que são íntimas uma vez que não são mostradas em público, nem mesmo na piscina ou na praia !! Muitas vezes, por essa idade, as crianças experimentam comportamentos provocatórios e exibicionistas: quantas crianças "envergonham" os pais baixando as calças e abanando o rabinho em público !! Convém, nesses momentos, não valorizar em demasia o comportamento da criança, agindo com naturalidade. Essa atitude dos pais leva a criança a perceber que a sua provocação não resulta !!
Antigo 24-06-09, 17:56:44   #6 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Thumbs up

Olá Sissy, era só para dizer que gosto de ler os teus comentários ... Aprendo sempre qualquer coisita
É que além de mãe de 1ª (e única) viagem, nunca acompanhei o crescimento de nenhuma criança, além do meu irmão, que não conta, porque é apenas 1 ano mais novo que eu... (é uma vergonha confessar, mas antes da minha filha nascer eu nunca tinha pegado numa fralda descartável) Por isso sou a sra das dúvidas e medos em relação à educação, criação e acompanhamento da minha filha. Obrigada.
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 24-06-09, 21:08:20   #7 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Icon Positivo Dúvidas de mamã!!

Cravo, obrigada pela confiança ... Podes estar à vontade para perguntar tudo aquilo que quiseres .

Eu também sou mamã de primeira viagem ... muitas vezes tenho dúvidas, questiono-me muito sobre a educação da minha filhota, tenho muitas incertezas ...

Para mim, o segredo é e há-se ser sempre seguirmos o nosso instinto... mesmo que aquilo que achamos correcto seja diferente daquilo que nos diz a nossa mãe, a nossa sogra, a nossa amiga que já tem não sei quantos filhos, ou até mesmo o nosso pediatra!!

Claro que a experiência dos outros pode ser uma boa ajuda mas, na dúvida, mais vale seguirmos o nosso coração de mamã e o do papá também !!

Eu aprendo muito observando o comportamento da minha princesa... tentando compreender o porquê desta ou daquela reacção... Quando ela faz uma birra tento perceber o que a poderá ter desencadeado e, quase sempre, a resolução da birra passa por aí... por ela se sentir compreendida !!

Ser mãe é uma aventura... um desafio... para mim a chave de todas as questões está no amor infinito que sentimos pelos nossos rebentinhos!!
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 22:20:58.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.