Gripe A (H1N1) - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 19-07-09, 12:25:36   #1 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Gripe A (H1N1)

Infelizmente, este vai ser um tema presente no futuro próximo, apesar de já ter sido referenciado noutros tópicos, para que a informação esteja junta, achei por bem a criação de um tópico, onde poderemos informar, questionar, tirar dúvidas ou aconselhar, para que esta fase pandémica, seja mais fácil de ultrapassar!

O que é a gripe A?

O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.

Barri, é certo que não existe necessidade de alarmismo, pelo contrário, é importante que não se verifique o alarme, pois isso tornaria tudo mto mais complicado!
No entanto, não podemos desvalorizar, a gripe das aves (H5N1),só afecta as aves e a sua transmissão aos humanos era díficil e não se transmitia entre humanos, apesar de ser uma estirpe mais agressiva, o risco de contágio era mínimo, logo mais fácil de controlar!
Esta nova estirpe, torna-se perigosa pois provém da variante humana, aviária e suina e têm um alto potencial de contágio, daí o alerta da OMS, para o nível máx.!

A vacina têm as suas restrições, como toda e qualquer nova vacina.

Os medicamentos eficazes no combate deste virus (que poderá sofrer mutações entretanto), também, como todo e qualquer medicamento, têm os seus efeitos secundárias e possíveis reações alérgicas.

Qdo entrarmos em Outubro, vai ser impossível fazer a distinção entre a gripe sazonal e a gripe A, daí já estar a ser equacionado pelos profissionais de saúde a administração de "tamiflu", por todas as pessoas com sintomas de gripe, independente da estirpe!

Só nos resta, as medidas de prevenção, higiéne das mãos(talvez a mais importante), evitar locais fechados com grandes aglomerações de pessoas, evitar os hospitais, respeitar-mos um metro de distância de uma pessoa que apresenta sintomas, reforçar o sistema imunitário, etc...

Como já referenciou a Sissy, no portal da saúde existe mta informação.
bjs
manucha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 19-07-09, 15:22:26   #2 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question

Excelente ideia Manucha !!

Pessoalmente, não consigo ficar sossegada em relação à Gripe A... Tenho receio que a minha filhota possa adoecer e das complicações que podem daí surgir... Ainda estamos numa fase desta pandemia em que as opiniões divergem muito, tanto ao nível da ciência como ao nível da opinião pública. Há quem não pareça nada mas nada preocupado com este novo vírus e quem esteja totalmente assustado!

Como tu, Manucha, acredito que neste momento devemos mesmo apostar na prevenção e em reforçarmos o nosso sistema imunitário e o das nossas crianças! Não me preocupo comigo nem com o meu marido, somos saudáveis, não acredito que esta gripe nos possa causar grandes males! Só que o facto de podermos ser contagiados, implica que podemos contagiar a nossa filha ! Preocupo-me muito com a minha pequenina... Com 2 anos e meio, tem sido muito saudável (apenas uma ou outra pequena virose). O que mais me preocupa é que, em setembro, ela vai pela primeira vez para o jardim-de-infância... Até já me passou pela cabeça que ela não vá!!Adiar mais um pouco os meus projectos e ficar com ela mais uns tempinhos em casa... O meu marido acha que não é caso para isso ...

Neste momento, as minhas maiores dúvidas são:

1- Em termos alimentares, como podemos aumentar as nossas defesas e as das nossas crianças? Manucha referiu já a ingestão do alho... que outros alimentos devemos privilegiar na nossa alimentação? Podíamos fazer uma lista...
Vou deixar já um pequeno contributo...
Eu dou à minha filha um copo de sumo de laranja natural todos os dias (2 laranjas) pela riqueza em vitamina C que contribui para reforçar o sistema imunitário.
As cerejas, os pêssegos são também frutos ricos em vitamina C. Li, há tempos, num artigo da revista PAIS&Filhos, que a papaia, por ter uma alta concentração de beta-caroteno, também ajuda a reforçar o sistema imunitário.
Nos peixes, o salmão.
As bactérias do ácido lácteo que são usadas para fabricar o iogurte também conferem muitos dos benefícios que este proporciona à saúde, um dos quais o fortalecimento do sistema imunitário.

2- Li algures que existem alguns produtos naturais que também podem ajudar a aumentar as defesas do organismo... Quem percebe de homeopatia podia também dar aqui o seu contributo (Manucha, não sei se podes ajudar?). Também ouvi falar de um medicamento homeopático eficaz nos primeiros sintomas de gripe: oscillococcinum. Alguém conhece?? Eu não percebo nada de homeopatia!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 19-07-09, 16:47:35   #3 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito

Todos nós, como pais, estamos um pouco preocupados, no entanto acho que por enquanto, não existe necessidade de alteração de planos, vamos aguardar com calma, o desenrolar da situação e depois logo se vê!

Onde podemos investir desde já, é no reforço do sistema imunitário, através da alimentação.
O copo de sumo de laranja natural, rico em vit. C, é uma excelente opção!
Todos os frutos e vegetais são óptimos, são ricos em vitaminas e minerais, aumentando a imunidade aos agentes agressores.

São tb mto ricos nutricionalmente e fortalecem o sistema imunitário:
Levedura de cerveja
Gérmen de trigo
As algas
Mel com propólis
Infusão de equinácia

Sissy, em relação ao medicamento homeopático que referes, já tinha ouvido falar, mas não conheço a sua composição, eu pessoalmente, prefiro valer-me da alimentação como forma preventiva e evitar a todo custo qualquer tipo de medicamento, mesmo sendo homeopático.
Deixar os medicamentos, para quando eles são mesmo necessários, no caso de doênça propriamente dita!
Antigo 20-07-09, 09:50:07   #4 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Passaram-me este e-mail. Já antes tinha pensado nisto.... Comentários?

PANDEMIA DE LUCRO: Que interesses económicos se movem por detrás da gripe
A???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se
podia prevenir com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia
evitar com um simples soro que custa 25 cêntimos. Os noticiários disto nada
falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a
morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves os
noticiários mundiais inundaram-se de noticias: Uma epidemia, a mais perigosa
de todas. Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10
anos, 25 mortos por ano.

*A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo*. Meio milhão
contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe
das aves?

Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande: A
farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de
doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou
14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a
Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os
antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe A. E todos os noticiários do mundo só
falam disso.

-Já pouco se fala da crise económica e muito pouco de outros assuntos.

-Só a gripe A, a gripe dos porcos.

-Se atrás dos frangos havia um “galo” atrás dos porcos não haverá um “grande
porco”?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O
principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro,
Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra
contra Iraque. Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão a
esfregar as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com
o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da
saúde.

Não se nega as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas
pelos países.

Mas se a gripe A é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de
comunicação. Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta
enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial
e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a
melhor solução.

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA
QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA “PANDEMIA”.

Antes de Imprimir pense no seu compromisso com o meio ambiente.
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 20-07-09, 12:36:06   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Tamiflú, o medicamento deve estar no fim da sua validade!!!
Eu acredito nos interesses económicos.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 20-07-09, 14:02:39   #6 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito

Claro que existem interesses económicos, mas nos dias de hoje...
onde não existem estes interesses?

Por trás de uma crise, de uma doênça, de uma guerra, existem sempre uns "Tubarões" que enriquecem á custa da desgraça dos outros!
Antigo 29-07-09, 01:16:46   #7 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jul 2009
Por Defeito

E quando a vacina estiver disponível ????
Vão comprá-la para vocês e para a vossa família ? Que medidas preventivas além das já sobejamente conhecidas pensam tomar? Para já o pediatra do meu filhote diz que não vale a pena gastar rios de dinheiro em desinfectantes, basta existir sabão azul e branco em casa pois melhor desinfectante que esse não há, devemos sim é investir na compra de máscaras, porque de resto é esperar ou não pelo contágio, segundo o que percebi a "Gripe das Aves" é bem mais complicada e felizmente não chegou ao nosso país.
amoreira está offline   Responder com citação
Antigo 31-07-09, 12:56:59   #8 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito Vacinar ou não?

Pois... esta é uma questão delicada e controversa!
Trata-se de uma nova vacina, os ensaios clinicos começaram à pouco tempo, devido ao aumento acelerado do nº de casos, estamos a acelerar toda a fase de experimentação, de forma que a vacina comece a ser administrada o mais cedo possível, e como diz o ditado " depressa e bem, não há quêm!"
Por esta razão, já foi comunicado, pelo ministério da saúde, que crianças e grávidas, só poderão tomar a vacina a partir de fevereiro, de forma a prevenir possíveis complicações...provavelmente nessa altura estes grupos de risco, já estiveram em contacto directo com o virus...

Penso que é uma questão em aberto..., vacinar ou não?
Antigo 31-07-09, 13:22:01   #9 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Eu constipei-me e com as minhas alergias tudo se complica. Mas, a novidade é as pessoas desviarem-se do meu caminho. Para mim, é tudo um exagero. E na altura das gripes, lá pra o outono e inverno, vamos apanha-la e trata-la como uma gripe normal. E a vacina qdo estiver operacional já será tarde pq cada um de nós já se vacinou com a vacina natural: a própria doença.
Antigo 21-09-09, 12:44:21   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Com esta da Gripe há, no infantário da minha filha está tudo arejado. E que arejado: com correntes de ar.
Resultado: não há gripeA mas,há os meninos todos resfriados.
E pronto lá faltou novamente a pequenina. Regressou hj com tosse (sem febre) e que interrogatório. Que deixem as paranoias pq assim os miudos ainda ficam com pneumonias.
E tosse a pequenina já as tem desde sempre!!
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado