A sesta - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 20-07-09, 15:20:57   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question A sesta

Uma notícia de 1 de Julho no site da RTP1 diz o seguinte:

"As sestas são determinantes para crianças até aos cinco anos. As sestas são determinantes para reduzir a ansiedade da criança. Um estudo realizado numa Universidade dos Estados Unidos revela que as crianças entre os 4 e os 5 anos que não dormem a sesta são mais hiperactivas e ansiosas".

Os vossos filhos aceitam "pacificamente" a sesta?? Até que idade dormiram a sesta ??

A minha filha, com 2 anos e meio, começa a resistir cada vez mais ao sono da tarde... Dorme sempre mas é cada vez mais difícil! De dia para dia, demora um bocadinho mais a adormecer... "Inventa" desculpas para adiar o mais que pode o momento de dormir!! Insisto sempre porque sei que se não dormir a seguir ao almoço, vai cair de sono perto da hora de jantar...

E nos jardins-de-infância?? O que acontece às crianças que não querem ou não conseguem dormir ??
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 21-07-09, 11:40:14   #2 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Só deixou na creche. No bibe amarelo a sesta era opcional, mas ter miúdos a dormir enquanto outros brincam cá fora é irreal.

De resto: horários horários horários! Assim fica automatizado.

A tua com a idade que tem de certeza que fica rabugenta se não dormir.

PS: os espanhõis nisso é que sabem, até a nós a sesta faz bem!
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 21-07-09, 12:27:11   #3 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

A sesta é mto importante. Eu própria adulta adoraria poder dormir após o almoço. É uma forma de recuperar energia.
Qto à tua filhota a dica é não ceder, ser firme. Poderá ser uma fase e passa. Poderá estar a testar se pode ficar sem dormir. Eu entendo os bebes, há tanta coisa para se fazer e descobrir e dormir, na cabecinha deles, é perder tempo.
No infantário da minha filha, com a idade da tua filhota, todos os bebes dormem.

Última edição por Pipa : 21-07-09 às 12:40:55
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 21-07-09, 13:45:42   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Smile

Sim PDC, ela fica MUITO rabugenta se não dormir!! Nessas idades, a sesta é mesmo muito importante ...

Também acho que é mesmo isso que a sacaninha pensa: dormir é uma perda de tempo!! Com tantas coisas interessantes e divertidas para fazer... Vou mesmo tentar não ceder...

Ontem foi muito complicado, ela não queria mesmo dormir!! Estava sempre a levantar-se sorrateira e a ir buscar brinquedos... fui deixando e quando me apercebi, já tinha peluches, bonecas e livros ao lado dela!!! Demorou mais de uma hora a adormecer!! Acabei por ceder e deixei-a ver o Pocoyo no DVD e ela, passado um bocadinho, adormeceu... mas não gosto muito que ela adormeça a ver bonecada ...

Hoje, já foi mais fácil! Depois de almoçar, brincou um bocadinho com o papá, foi lavar os dentes e depois,deitei-me ao lado dela com um livro... Ainda se levantou duas vezes "para fazer chichi" (umas gotinhas!!!). Mas acabou por adormecer ...

Obrigada PDC e Pipa por me terem ajudado a reflectir!

Mais alguém tem filhotes malandros que tentam, em casa ou na escola, dar a volta ao João Pestana??

A partir de que idade acham que uma criança pode ser "dispensada" da sesta?? Há quem considere que, no último ano de jardim-de-infância, a sesta deve deixar de fazer parte da rotina, para as crianças irem perdendo esse hábito, uma vez que a partir do 1º ano de escola primária já não podem dormir a sesta ...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 21-07-09, 15:22:07   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

As vezes não ceder passa por mudar uma actitude.
A minha filha voltou recentemente a não querer dormir e percebi que queria luz acesa para dormir e ler os seus livros favoritos.
Agora para dormir mantenho uma luz acesa e deixo-a lêr os seus livrinhos favoritos.
Tive de mudar de actitude e não cedi quanto a dormir.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 26-07-09, 10:56:24   #6 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Por Defeito

A minha filhota dorme a sesta em casa e na creche. Sem discussões. Porque não vamos dormir, não senhor!!! Só vamos descansar as perninhas. Depois acontece que os olhinhos também ficam muito cansados e então fechamos um bocadinho para eles descansarem . E já está.
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 28-07-09, 23:52:13   #7 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jul 2009
Icon Mulher As Sestas ....

O meu filhote deixou de dormir a sesta aos 4anos, era uma tragédia romana ele ter de deitar ainda de dia, dava voltas e voltas na cama que parecia que lá tinham dormido 20 pessoas,depois também aconteceu (e mais do que uma vez) eu deitar-me junto dele para reforçar a ideia que ao descansar os olhos vamos ficar mais fortes, e eu adormecer e ele ficar acordado...
amoreira está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 15:37:34.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.