|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
A minha filha de 2 anos e 2 meses adora "desde sempre" desenhar... Gosta de pintar e de riscar em folhas brancas, em revistas, em livros de desenhos para colorir. Gosta de desenhar com canetas de feltro, com lápis de cor, com lápis de cera... e adora as tintas para pintar com os dedos!! A minha dúvida prende-se com o gostinho que ela tem em riscar as paredes... Ela não enche as paredes da casa de riscos mas a verdade é que ela gosta bastante de fazer uns risquinhos aqui outros ali! Tenho vindo a deixar que ela dê largas à sua imaginação porque penso que quando ela perder este gostinho, posso sempre pintar as paredes riscadas... Contudo, tenho ouvido algumas opiniões, algumas delas bastante críticas, de familiares principalmente
, que consideram que é uma falta de educação deixar a criança fazer isso... O que vos parece?
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
A minha filha tem uma mesa onde pode dar largas à sua imaginação. Não a deixo andar de canetas na mão pela casa e pintar paredes e sofa. Não quer dizer que um dia encontre uma parede riscada!!!! Já está habituada no infantário e eu dou continuidade em casa.
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Claro que as crianças querem experimentar tudo. É bom sinal. Mas também desde muito cedo começam a perceber que há regras e limites. Um deles é precisamente que não se pintam paredes nem sofás. Claro que muitas vezes apercebem-se que fizeram asneira depois de o fazerem. Tenho um sofá amarelo que tem um caracol cor de laranja florescente que não vinha de origem. Foi a única vez que o meu filho mais novo riscou o sofá. Tinha dois anos e pouco. zanguei-me - porque fiquei mesmo irritada, ninguém é perfeito - e ele percebeu. Ainda tentou mais vezes mas depressa lhe passou porque também lhe dei rapidamente alternativa para as pinturas. Uma enorme papel cenário no chão onde pode fazer tudo o que quiser. e pode levar o papel para a sala ou para a cozinha , normalmente anda atrás de nós os mais velhos. Passou-lhe. Não podia era passar a vida a lavar paredes e sofás. E eles entendem bem porque faz sentido.
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Olá,
Eu penso que a ausência de educação está na não aplicação de limites, não no acto de riscar as paredes em si, que é algo que as crianças adoram fazer, pois estão a explorar o espaço e o que podem fazer com ele. A Joana ainda não o fez mas gosta de desenhar em folhas grandes que lhe dou. Comprei-lhe marcadores laváveis e eu penso que se ela alguma vez riscar paredes ou mobiliário irei explicar-lhe que os desenhos ficam bem mais bonitos no papel :-) Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|