Desenhar nas paredes da casa?? - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros meses
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 02-03-09, 15:07:42   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Chupeta rosa Desenhar nas paredes da casa??

A minha filha de 2 anos e 2 meses adora "desde sempre" desenhar... Gosta de pintar e de riscar em folhas brancas, em revistas, em livros de desenhos para colorir. Gosta de desenhar com canetas de feltro, com lápis de cor, com lápis de cera... e adora as tintas para pintar com os dedos!! A minha dúvida prende-se com o gostinho que ela tem em riscar as paredes... Ela não enche as paredes da casa de riscos mas a verdade é que ela gosta bastante de fazer uns risquinhos aqui outros ali! Tenho vindo a deixar que ela dê largas à sua imaginação porque penso que quando ela perder este gostinho, posso sempre pintar as paredes riscadas... Contudo, tenho ouvido algumas opiniões, algumas delas bastante críticas, de familiares principalmente, que consideram que é uma falta de educação deixar a criança fazer isso... O que vos parece?
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 02-03-09, 16:41:54   #2 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

A minha filha tem uma mesa onde pode dar largas à sua imaginação. Não a deixo andar de canetas na mão pela casa e pintar paredes e sofa. Não quer dizer que um dia encontre uma parede riscada!!!! Já está habituada no infantário e eu dou continuidade em casa.
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 03-03-09, 15:15:25   #3 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Post na parede não

Claro que as crianças querem experimentar tudo. É bom sinal. Mas também desde muito cedo começam a perceber que há regras e limites. Um deles é precisamente que não se pintam paredes nem sofás. Claro que muitas vezes apercebem-se que fizeram asneira depois de o fazerem. Tenho um sofá amarelo que tem um caracol cor de laranja florescente que não vinha de origem. Foi a única vez que o meu filho mais novo riscou o sofá. Tinha dois anos e pouco. zanguei-me - porque fiquei mesmo irritada, ninguém é perfeito - e ele percebeu. Ainda tentou mais vezes mas depressa lhe passou porque também lhe dei rapidamente alternativa para as pinturas. Uma enorme papel cenário no chão onde pode fazer tudo o que quiser. e pode levar o papel para a sala ou para a cozinha , normalmente anda atrás de nós os mais velhos. Passou-lhe. Não podia era passar a vida a lavar paredes e sofás. E eles entendem bem porque faz sentido.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 11-04-09, 15:35:46   #4 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Olá,

Eu penso que a ausência de educação está na não aplicação de limites, não no acto de riscar as paredes em si, que é algo que as crianças adoram fazer, pois estão a explorar o espaço e o que podem fazer com ele. A Joana ainda não o fez mas gosta de desenhar em folhas grandes que lhe dou. Comprei-lhe marcadores laváveis e eu penso que se ela alguma vez riscar paredes ou mobiliário irei explicar-lhe que os desenhos ficam bem mais bonitos no papel :-)
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado