Amamentação e Inteligência... - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros meses
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 06-03-09, 18:36:31   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Lightbulb Amamentação e Inteligência...

"Bebés amamentados são mais inteligentes...
Os médicos que levaram a cabo a investigação, no Medical Research Council, da Universidade de Edinburgh (Escócia), consideram que o aumento do QI observado resultaria do perfil das mães que amamentam e do ambiente familiar."
Esta é a conclusão de um estudo... Para mim, os estudos que relacionam essas 2 variáveis são a evidência de que podemos relacionar as variáveis como quisermos e nos der jeito !!
O estudo em questão revela que os bebés amamentados são mais inteligentes porque as mães que amamentam provêm de um meio socioeconómico mais favorecido, têm mais educação e, por isso, são mais estimulantes ...
Devo dizer que pouco amamentei... apenas umas duas semanas... com muita pena minha porque, apesar de todas as dicas e incentivos da equipa de enfermagem do hospital onde a minha filha nasceu, ela não conseguia mamar o suficiente porque não tinha forças para mamar (apesar de ser saudável), e como nasceu com baixo peso, é verdade que rapidamente aderi ao "leite de latinha" (que ela aceitou muito bem)...
No entanto, a minha filha está com um desenvolvimento excelente ! Com apenas 2 anos, situa-se acima do esperado para a idade na maioria dos parâmetros do desenvolvimento. Tanto eu, como o meu marido, estimulamos muito a nossa princezinha, falamos muito com ela, lemos lhe histórias, fazemos jogos e brincadeiras que ela adora e que promovem a aprendizagem... Para não falar que tanto um como outro temos cursos universitários e estudamos, continuamente, tanto na nossa área de profissão como noutras áreas !
É claro que o que o estudo revela não pode ser interpretado como existindo uma relação linear entre a amamentação e a inteligência, mas... não haverá coisas menos subjectivas para estudar????
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 09-03-09, 13:43:31   #2 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

A minha filha recebeu o meu leite durante 2 semanas (a tirar de bomba). Era muito pequenina e não tinha força para puxar o leitinho!!!!!!
Não estou preocupada com a inteligência pois concordo que o estimulo é mais importante!!!!
O pior de não receber o leite materno são as doenças. A minha filha com 20 meses são vírus uns atrás dos outros. Sempre que aparece uma doença no infantário a minha filha fica doente. Irra!!!!!!!!!

Última edição por Isabel Fraga : 09-03-09 às 14:33:32
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 10-03-09, 11:52:45   #3 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Isabel Fraga Ver Post
O pior de não receber o leite materno são as doenças. A minha filha com 20 meses são vírus uns atrás dos outros. Sempre que aparece uma doença no infantário a minha filha fica doente. Irra!!!!!!!!!
Ora aí está um conclusão que me parece sensata.
Todos os dias saem estudos que revelam as vantagens da amamentação. Acho que é importante sublinhar as vantagens mas ninguém pode ficar condicionado.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 10-04-09, 19:57:02   #4 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito Estudo linear

Boa tarde,

Pessoalmente, os estudos que traduzem relações lineares entre variáveis subjectivas causam-me sempre alguma apreensão pela veracidade com que defendem os argumentos...sou a favor da amamentação, sim, mas a inteligência, por exemplo, depende de uma infinidade de variáveis!
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 29-08-09, 16:32:31   #5 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Aug 2009
Envie uma mensagem via MSN para geninha
Smile como é bom amamentar! cm é bom ser mulher!!!

Citação:
Originalmente Colocado por Sissy Ver Post
"Bebés amamentados são mais inteligentes...
Os médicos que levaram a cabo a investigação, no Medical Research Council, da Universidade de Edinburgh (Escócia), consideram que o aumento do QI observado resultaria do perfil das mães que amamentam e do ambiente familiar."
Esta é a conclusão de um estudo... Para mim, os estudos que relacionam essas 2 variáveis são a evidência de que podemos relacionar as variáveis como quisermos e nos der jeito !!
O estudo em questão revela que os bebés amamentados são mais inteligentes porque as mães que amamentam provêm de um meio socioeconómico mais favorecido, têm mais educação e, por isso, são mais estimulantes ...
Devo dizer que pouco amamentei... apenas umas duas semanas... com muita pena minha porque, apesar de todas as dicas e incentivos da equipa de enfermagem do hospital onde a minha filha nasceu, ela não conseguia mamar o suficiente porque não tinha forças para mamar (apesar de ser saudável), e como nasceu com baixo peso, é verdade que rapidamente aderi ao "leite de latinha" (que ela aceitou muito bem)...
No entanto, a minha filha está com um desenvolvimento excelente ! Com apenas 2 anos, situa-se acima do esperado para a idade na maioria dos parâmetros do desenvolvimento. Tanto eu, como o meu marido, estimulamos muito a nossa princezinha, falamos muito com ela, lemos lhe histórias, fazemos jogos e brincadeiras que ela adora e que promovem a aprendizagem... Para não falar que tanto um como outro temos cursos universitários e estudamos, continuamente, tanto na nossa área de profissão como noutras áreas !
É claro que o que o estudo revela não pode ser interpretado como existindo uma relação linear entre a amamentação e a inteligência, mas... não haverá coisas menos subjectivas para estudar????
Gostaria de partilhar com vocês como é bom amamentar!!! a minha filha tem 7 meses e o meu desejo sempre foi, para além de ela nascer saudável, foi que tivesse mttt leite para lhe dar!! e assim foi, desde o primeiro momento a minha princesa agarrou-se à minha mama como se soubesse que ali era a sua comida! acho que é fundamental amamentar, é fundamental sentir que nós, mulheres, alimentamos do nosso corpo o nosso bébé!!! Hei-de continuar a amamentar até ter leite para lhe dar, não porque os estudos revelem o que revelar mas porque me faz sentir realizada! por isso digo sem dúvidas nenhumas, é uma benção ser mulher!!!!!!
geninha está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 09:42:43.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.