Editorial mês Maio Revista - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros meses
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 09-05-09, 19:10:15   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question Editorial mês Maio Revista

Bem... confesso que escrevo este post com alguma relutância... porque sinto que poderá ser mal aceite, pela revista, por algumas mamãs ou papás daqui do fórum,... Mas, na verdade, o fórum tem sido um espaço de debates de ideias e opiniões... e quando damos a nossa opinião temos de estar preparados para as reacções!! Por isso... aqui vai...

Li, e reli, o editorial da revista PAIS&Filhos do mês de maio... convido todos a lerem e dizerem de vossa justiça... Muito sinceramente, eu achei-o ofensivo... pouco sensível... bastante duro... (refiro-me ao texto e não à pessoa que o escreveu...). Apesar de, aqui e ali, remeter para as coisas boas da maternidade, o que salta à vista (à minha, pelo menos) é a sensação de que, nós, mamãs babadas pelos nossos tesouros, somos na verdade bastante frustradas!! Só que não admitimos...

Eu, como mãe de uma menina linda de 28 meses, não me revejo nas palavras escritas nesse texto... Não sinto que o Dia da Mãe seja símbolo de hipocrisia... é apenas mais um dia a marcar a beleza de ser Mãe! Tal como o Dia do Pai... ou o Dia da Criança... ou tantos outros dias...

Em relação à maternidade em si... de facto, muitas mulheres optam por não serem mães... são mulheres imcompletas?? Talvez até sejam... Arrisco-me até a dizer: Completas é que não são!!! Têm uma carreira (sim, muitas de nós, mães, também temos!)... viajam (não me parece que ser mãe nos impede de viajar... os destinos das viagens e os timings em que são feitas é que devem ser pensados de uma outra forma!)... saem com os amigos... vão ao cinema... vão jantar fora... (quem tem família de suporte, também faz isso... quem não tem... improvisa!!!).

As exigências e as cedências inerentes à vida com marido e filhos só podem ser sentidas como negativas... enfadonhas... castrantes... quando não são vividas com o seu ingrediente principal: o Amor!

Quando penso na minha eventual vida sem a minha filha consigo ver uma carreira a tempo inteiro... quem sabe um segundo curso... ou então um mestrado ou um doutoramento... mais viagens... mais noitadas... Mas uma coisa é certa... Não vejo a felicidade e a plenitude de ser Mãe... De ver a minha pequerrucha a cada dia tornar-se mais menina... a dar-se conta da felicidade que é ter um papá e uma mamã que a amam, que a mimam, que a enchem de beijos e carinhos!!!!

Não acho que optar por "esta vida" signifique que se tenha ficado "refém" de nenhum modelo bem aceite pela sociedade... Não me queixo, com ou sem orgulho, das cedências que faço no dia-a-dia pela minha família... não considero a minha vida "monótona" nem "previsível"... muito menos tenho inveja do"sucesso das independentes"... Sou feliz, simplesmente!!
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 11-05-09, 08:54:16   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Eu não li o artigo até ao final (não gostei do inicio)!!!!
Para mim ser mãe é maravilhoso!!!O melhor que aconteceu na minha vida!!!!
Mas confesso que também sou filha e desse lado as coisa não correm pelo melhor!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 11-05-09, 15:33:46   #3 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Pipa Ver Post
Eu não li o artigo até ao final (não gostei do inicio)!!!!
Para mim ser mãe é maravilhoso!!!O melhor que aconteceu na minha vida!!!!
Mas confesso que também sou filha e desse lado as coisa não correm pelo melhor!!!!
Acho que têm todo o direito de não gostar. Era o que faltava se eu levasse a mal.
Queria deixar-vos apenas uma nota que já deixei no site da P&F.
Se há coisa que admiro, acima de tudo, é a liberdade de opinião. Compreendo a polémica lançada pelo meu editorial mas não pensei que gerasse tanta discussão. Gosto de me pôr sempre em causa. Acho que aqui na revista temos a obrigação de desassossegar consciências, indo, sempre que necessário, contra o politicamente correcto.
Sou mãe, adoro ser mãe.
Mas não imponho a minha forma de estar e tento não julgar opções diferentes da minha. Era só disso que queria falar. (E naturalmente que a parte da hipocrisia estava associada à sociedade de consumo que põe toda a gente a fazer compras, a que felizmente muita gente resiste)
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 12-05-09, 11:28:04   #4 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito

Eu compreendi a intenção do editorial, acho que foi um bocado duro, mas se pensarmos bem às vezes, mesmo sem querer, consideramos-nos superiores só porque somos mães. Eu gosto muito dos meus filhos mas tenho de admitir que no sábado às sete da manhã invejo quem pode ficar a dormir...

Atenção, eu não troco os meus filhos por nada deste mundo, nem carreira, nem noites de sono, nem jantares descansados, mas também acredito que há quem não troque estas coisas por filhos... eu pessoalmente não acho muito bem, mas quem sou eu para julgar???
Xinha está offline   Responder com citação
Antigo 12-05-09, 11:45:51   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Li o artigo!!! Todo!!!! É duro como diz a Xinha!!! Tem a sua lógica!!!
Cada mulher toma as opções que bem entender!!! Existem mulheres fabulosas sem filhos!!!!
Existe as que tem filhos e são péssimas mães!!!!
Existem mulheres que desejam a maternidade e a natureza as trai!!
Muitas mulheres seriam optimas mães mas estão sozinhas e não por opção!!!!
Existem tantas situações!!!
Da 1ra vez que tentei ler o artigo e desisti porque não me revejo nas mulheres tipo descritas: a que opta por não ter filhos ou a que considera as mulheres não mãe incompletas.
Eu vivo o amor pela minha filha de uma maneira única, pura, linda!!!! Confesso que casei tarde e tenho pena de não poder ter assim uns sete filhos!!! Adoraria adoptar!!!! As condições financeiras não permitem!!! Esta sou eu!!!!
Apenas tenho pena não ser assim com a minha mãe!!!!
E a diferença entre as mulheres são bem vindas!!!!
Quanto ao dia da mãe como todos os dias dessa natureza existe hipocrisia e muito comércio!!!

Última edição por Pipa : 12-05-09 às 11:48:46
Antigo 12-05-09, 19:59:21   #6 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Angry Exagero!!!

Iniciei este tema aqui no Fórum porque, de facto, não gostei de ler o editorial do mês de Maio...

Contudo, acho lamentáveis muitas das coisas que tive oportunidade de ler em relação a este editorial noutros contextos... na própria página da revista PAIS&Filhos (nos comentários ao editorial) e noutros sítios (que só não refiro para não se aproveitarem da publicidade !!!!).

Uma coisa é darmos a nossa opinião sobre alguma coisa que foi escrita (foi o que fiz) outra coisa totalmente diferente e, na minha opinião, reprovável, é tecer juízos de valor acerca da pessoa que o escreveu... ou questionar o amor que tem pelos filhos... ou ainda questionar a sua competência como jornalista ou como directora da revista !! Triste... muito triste o que as pessoas escrevem...
Antigo 13-05-09, 08:27:01   #7 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Sissy: Não entendo??!!! Onde estão esses comentários!!!!???!!
Antigo 13-05-09, 08:36:27   #8 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Icon Negativo Comentários...

Pipa, alguns estão na página da revista PAIS&Filhos, quando clicas no editorial,tens a seguir os comentários das pessoas...

O outro sítio onde estão... envio-te uma mensagem privada a dizer-te ...
Antigo 13-05-09, 10:44:18   #9 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Já vi os comentarios na página da revista!!! Pelo que li, agora, dou razão ao artigo!!! As mulheres julgam que por ser mães são superiores ou melhores que todas as outras mulheres!!!! Enfim!!!
Hipocrisia é não aceitar a diferença!!!!!!
Antigo 13-05-09, 11:39:45   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Mudando de tema da revista: Comida Vegetariana!!!!!
Eu adoro esse tipo de comida!!!
O problema é que não gosto de cozinhar (sou péssima!!!!) e quem cozinha lá por casa é o marido (muito bom cozinheiro) mas o marido adora carne!!!! Dicas para o convencer a alternar refeições de carne com comida vegetariana!!! Isso dos animais sofrerem não resulta!!! RRRR!!!! Umas receitas poderá ajudar!!!
Eu li o artigo das mães vegetarianas e da filha também ser vegetariana!!!! E quando grávida não ter alterado os hábitos alimentares (apenas ter adaptado)!!!
Mesmo assim aquela mãe (do testemunho do artigo) devia alternar refeições de carne e peixe à sua filha!!! Afinal nos somos omnívoros!!
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 16:00:51.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.