Depressão após o parto. - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros meses
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 12-05-09, 13:36:08   #1 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Unhappy Depressão após o parto.

Aqui está o assunto que as mães não gostam de contar!!!
Eu tomei socian porque foi terrivel os primeiros tempos: a falta de apoio da minha mãe, uma sogra sempre a dar palpites e uma bebe que não queria o meu peito. O meu marido foi espetacular.
Pipa está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 13-05-09, 11:42:15   #2 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Icon Coracao

É um tema muito interessante !!!!

Ficar deprimida após o parto deve ser uma sensção terrível ...

No meu caso, isso não aconteceu, felizmente !!
Tive (tivemos...) momentos de quase desespero com o choro "inexplicável" da bebé... noites a dormir muito pouco (felizmente foi só durante o 1º mês... a partir daí a princesa começou a dormir a noite toda!!!)... tristeza por não conseguir amamentar (sei lá porquê!!?? parecia que não tinha força para mamar...)... a minha família longe... enfim !!! Muitos ingredientes explosivos !!!! O limite entre o deprimir e não deprimir deve ser bastante ténue...

Nos primeiros tempos, sentia uma mistura de sentimentos e emoções confusas... tanto ria à gargalhada como chorava só de olhar para a minha bebé !!!!
Agora que reflicto sobre isso, acho que era uma mistura de felicidade imensa com medo, pavor de que acontecesse alguma coisa má à minha bebé...
Nem eu nem o meu marido tínhamos alguma vez cuidado de um bebé ... A obstetra sossegava-nos dizendo que teríamos de confiar nos nossos instintos ... Mas, ela era tão pequenina, tão frágil... sentíamos um medo aterrador!!!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 21-06-09, 11:35:40   #3 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Icon Coracao

Eu tive depressão pós parto. E mesmo a sério!
Voltei aos antidepressivos e ansiolíticos... De tal maneira eu estava que se pôs a hipótese de interromper a licença de maternidade e entrar de baixa, passar o pai a gozar a licença e tomar conta de nós as duas... Foi muito duro. Felizmente que não foi preciso isso. O meu marido deu um apoio extraordinário, e a minha filhota, à sua maneira, também. Os remédios começaram a fazer o seu efeito e as coisas lá encarreiraram...
Mas é mmmuuuuuuuiiiitoooo triste.
Claro que já tinha tido antecedentes de depressão. De uma das vezes estive até internada, tendo ficado em tratamento durante cerca de 2 anos. Daí a propensão, e o diagnóstico rápido do meu médico assistente, que já estava à espera que eu entrasse no buraco.
Sentia-me a pior mãe do mundo. Estava sozinha. A minha mãe, doente e com cirurgia marcada para colocar prótese numa anca. Já quase não andava. O meu sogro a fazer quimioterapia após cirurgia a um tumor no intestino (felizmente tudo correu bem). O meu marido a trabalhar e eu ficava sozinha, em pleno inverno com a minha filha. Chorava constantemente. Após nascimento tive que ser acompanhada na cirurgia maxilo facial em Coimba porque, por ter baixos níveis de açucar no sangue, c/ 37 semanas tive uma crise de hipoglicemia, desmaiei e caí com a cara no chão. Tive infecção - antibióticos - infecção-
persistente - mais antibióticos - ... - desistiram - marcar cirurgia c/ anestesia geral. Adeus amamentação, que já era mista desde a maternidade. Tinha que ir de 8 em 8 dias para Coimbra (cerca de 100 km de carro) sozinha com a minha filhota, sem dormir. Não foi preciso a cirurgia, pois passados 3 meses da queda, sairam 2 paus da minha cara. É verdade. Eu tinha caído no jardim e os paus enterraram-se na minha cara... Nenhum exame os conseguiu detectar e eram a origem da infecção persistente. Hoje tenho uma covinha na face esquerda devido à cicatriz.
Com tudo isto, não dava para fugir de cair... Mas felizmente tudo passou... Já fiz o desmame dos remédios e já voltei ao normal. Mas foram momentos tristes e escuros que me custaram muito a passar, até porque, pessoalmente, idealizava que aqueles primeiros meses iriam ser os mais felizes, fofos e cheios de ternura da minha vida. Foi um bocado ao contrário. Mas já passou e continuo apaixonada pela minha princesa e pelo meu rei, que são tudo para mim.
Fica o meu testemunho.
Um beijo enorme para todas as mamãs que estejam a passar pelo mesmo. Se quiserem estarei por aí...
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 21-06-09, 13:21:56   #4 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

A minha gravidez não foi nada boa. Nem gosto de recordar ou falar. A minha filha nasce com 37 semanas e de cesariana. Não queria mamar no meu peito pois tinha poucas forças. E foi aí que tudo se complicou a sério: fui fustigada no hospital para dar de mamar à minha filha e a bebe sem força. Foi preciso o meu marido impor-se para me darem uma bomba para extrair o leite. Tive alta do hospital e sem nenhum conselho de leite e apenas com a indicação de comprar uma bomba numa farmácia. A primeira noite em casa sem leite no peito e a farmácia não prescreveu leite para dar à filhota que berrava de fome. Liguei a uma enfermeira amiga e prescreveu-me o leite do hospital. E na proxima mamada voltou o leite e a bomba. E as dores e os mamilos esfolados e gretados e as dores e as lagrimas. Comecei a não querer dar o biberão à filhota e a ter medo e sentir que não era capaz tratar daquele ser tão pequenino. É claro o marido-pai nestes primeiros tempos foi pai e mãe simultaneamente. A falta de apoio da minha mãe foi muito mau nesses momentos. E sogra não substitui mãe até porque via-a mais a meter-se em tudo e em nada ajudar. Com socian comprimidos comecei a sentir as dificuldades desafios. O leite de lata e secar o peito também ajudou. Julgava que dar de mamar seria fantástico mas para mim foi um grande pesadelo com muito sofrimento. O mau acompanhamento por parte da equipa de enfermagem do hospital foi muito negativo.

Última edição por Pipa : 21-06-09 às 13:33:49
Antigo 22-06-09, 23:00:59   #5 (permalink)
Embrião

Cravo's Avatar

Por Defeito

Pipa, a tua experiência também não foi fácil...
Eu não me posso queixar do tratamento do hospital. Desde lá saí com amamentação mista, porque eu simplesmente não tinha leite suficiente. Mas a amamentação mista não é nada fácil. E ainda por cima a minha filha bolçava "litros" de leite mamado. Era uma festa. Quando acabava todas as voltas da mamada, estava quase na hora de dar de mamar outra vez, porque entretanto tive que mudar a roupinha no mínimo duas vezes depois de as ter sujado com leite...
Por algumas vezes o meu marido tirou a nossa filha dos meus braços porque eu estava simplesmente a chorar desesperada e sem forças para reagir. Foi muito mau. Mas já passou. E agarro-me a isso: já passou e faço tudo para que não acontaça novamente. Beijos
Cravo está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-09, 08:45:01   #6 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Sempre ouvi falar de depressões mas nunca pensei isso para mim ou da forma como a senti.
Nunca imaginei todas aquelas dificuldades e fragilidades.

Continuo a sentir que o dia do nascimento da minha filha foi o melhor dia da minha vida.

Acaba por ser uma contradição!!

Última edição por Pipa : 23-06-09 às 08:48:26
Antigo 27-02-12, 16:40:53   #7 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jan 2012
Por Defeito

Eu felizmente não tive esse problema, mas a minha irmã ainda sofreu um bocado. Felizmente passou alguns meses mais tarde, mas acho que foi algo que a marcou por muito tempo.

Força a todas as mães que estão a passar pelo mesmo.
Soraia está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado