|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros meses O choro, o sono, as cólicas e as primeiras doenças dos nossos bebés devem ser discutidos neste espaço. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Bem…nem sei por onde começar…estive agora a ler a confusão que o editorial de Maio provocou e eis a minha opinião:
A) Não querendo tomar partido de ninguém, não penso que as mães sejam arrogantes e não penso que haja discriminação relativamente a mulheres que têm outras prioridades. O que pode existir, sim, é alguma curiosidade por parte de algumas pessoas. Curiosidade no sentido de colocarem ou pensarem em questões do tipo: "Huuum, já com x anos e ainda sem filhos?" ou "Para quando?". Mas estas questões são normais, porque é que as pessoas têm que encarar isto como pressão ou discriminação? Mal comparando, eu penso que as pessoas que vivem juntas não se sentem pressionadas para casarem se assim não quiserem. Explicam o porquê e fica o assunto encerrado, certo?; ![]() B) A divergência de opiniões é muito positivo, como diz a Maria Jorge, e não penso que ninguém tenha faltado ao respeito a ninguém; ![]() C) Penso que foram incorrectas relativamente à autora do blogue. Por acaso, conheço-o, visito-o sempre que tenho tempo e é uma pessoa muito correcta. Não a conheço pessoalmente mas já troquei alguns emails com ela, através do seu blogue. Impecável, nada a dizer. Pelo que pude perceber, alguém enviou uma mensagem privada através deste fórum sobre o motivo que levaria a autora do blogue a fazer um blogue. Desculpem mas qual é o motivo que leva uma mãe a fazer um blogue? No caso dos babyblogues, será para registar o desenvolvimento dos seus filhos ou as peripécias da parentalidade. Parece-me óbvio. Uma pergunta: porque é que, em vez de enviarem uma mensagem privada via fórum, não colocaram um comentário no blogue? Se me tivesse acontecido o mesmo teria achado a pergunta um pouco inusitada porque o propósito de um babyblogue, para mim, é aquele que eu disse acima. Tal como o propósito de um blogue desportivo é debater sobre os temas dessa área e não sobre bebés, por exemplo! E depois, o que eu achei muito, muito mau foi terem atacado o blogue, a autora e os leitores. Eu, como leitora que sou, senti-me ofendida pelas vossas palavras e acho muito bem que a autora tenha solicitado um pedido de desculpas da vossa parte. Eu teria feito o mesmo porque uma coisa é discordar, outra coisa é a ofensa. E o que é que existe de tão privado numa mensagem que alguém daqui enviou que não pudesse ter sido divulgada?! Agora, se a mensagem contivesse dados pessoais a questão era outra. Publicar uma mensagem que se recebeu não é ilegal. Ilegal é sim ofender, gratuitamente, alguém e um grupo de pessoas. Por isso, penso que foi exagerado o post "Para mim chega!" porque dá a entender que foi a autora do blogue que vos dirigiu palavras ofensivas. Ora, depois de ler o registo de todos os posts, o que sucedeu foi precisamente o contrário! Por isso, deixo aqui o apelo à participação da autora do blogue neste fórum. Reparei que ela não mais veio aqui pelo que se passou. Eu teria feito o mesmo, sinceramente. Acho que é muito, muito triste fazerem uma coisa destas. Por isso, Sofia, deixo aqui o meu apoio. Quer gostem quer não. É a minha opinião e tenho que a expressar porque sinto que foram injustos consigo. Quero as suas opiniões sobre os temas que aqui aparecem! Já li alguns dos seus contributos, que alguém já apelidou de curtos, mas que são tão valiosos como os demais contributos!Volte Sofia, reconsidere a sua participação. E não, isto não é publicidade a ninguém, é sermos justos!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Filipa, já que aprecia tanto a frontalidade, vou ser muito frontal consigo e responder ao comentário que acabou de nos dirigir...
Em primeiro lugar, quase que jurava que a Filipa "Little Thomas" é a mesma Filipa que, há umas semanas atrás, fez referência a mim e à Pipa nos comentários do site da revista a propósito do tal editorial do mês de Maio... pela forma como escreve, pelo seu discurso e, agora, ainda mais, por este comentário que escreveu... Desculpe a suspeita... manias de psicólogos!! Daí muito sinceramente Filipa questiono ao motivo que a levou a participar neste fórum... Em segundo lugar, devo dizer que também conheço o blog da Sofia e cheguei até a elogiá-lo, uma vez que, de facto, o considero de grande qualidade. Acho que é repleto de sentimento e conhecimento de temas de Psicologia Infantil pertinentes. O que sucedeu a seguir não muda em nada essa minha percepção. Em terceiro lugar, questiono sim a atitude de se colocar num blog uma mensagem que se tenha recebido em privado, principalmente pelo timing em que aconteceu: na sequência da confusão acerca do editorial de Maio. Aqui ninguém fala de ser legal ou ilegal, falamos de ser ou não ser correcto! Em quarto lugar, vou-lhe dizer a minha opinião sincera: quem escreve em blogues, ou em fóruns, devia saber que está sujeito a ler coisas que agradam e coisas que não agradam. O facto do blog ser escrito para um filho não o torna imune a comentários menos simpáticos. Como se costuma dizer "quem anda à chuva, molha-se", por isso, quem não quer ler o que não gosta, privatiza ou faz assim qualquer coisa do género (há de haver forma de ser selectiva nas pessoas que acedem aos blogues, não?) ou então, faz como eu, que escrevo imenso para a minha filhota mas em cadernos lindos que são autênticos tesouros para nós e esses sim, intocáveis! Em quinto lugar, aqui ninguém tem de pedir desculpas a ninguém!! Ou então, todos têm de pedir desculpas... Fica a dúvida... Na minha opinião, ninguém está isento de culpas nesta confusão toda. Finalmente, em relação ao seu apelo à Sofia, concordo com o contributo importante que poderia ter neste fórum. Não acredito contudo que volte a escrever por aqui e até entendo. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Quanto ao blog da Sofia quero elogiar a caixa de detergentes que fez para guardar os trabalhos da filha. Muito bonito! Estou à espera que a caixa de detergente de cá de casa termine para a poder também aproveitar.
Confesso esse dia do trabalho da caixa foi o 2do dia que entrei no blog para ir à procura do que realmente tinha sido dito da Pipa. Para o meu espanto até de burrinha fui chamada! Mas em frente! Os blogs intrigam-me porque expoem muito a pessoa que os faz! Sou mais de escrever cadernos e mais tarde mostrar à minha filha (como diz Sissy). Daí a minha pergunta. Uma pergunta que não gostei de ver exposta e comentada. Pontos de exclamação e interrogação são maneiras de escrever. Julgo ficar mais expressivo. Vamos aceitar a diferença! Quanto a blogs e outras publicidades inocentes podia existir aqui um cantinho para esse fim. Mas apenas a directora do Fórum o poderá decidir. E apelo à Sofia para voltar a participar. E a LittleThomas a continuar. Última edição por Pipa : 03-06-09 às 21:03:43 |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | |
|
Feto
|
Citação:
Olá Sissy, De facto, aprecio a frontalidade, daí ter escrito o tópico acima. Da resposta da Sissy fiquei com a impressão de que leva as coisas muito a peito ou então existe uma qualquer “mania de perseguição” para a qual não encontro resposta. As “manias de psicólogo” podem ser pertinentes mas não coloquemos as nossas questões e dúvidas debaixo deste grande guarda-chuva. Então o que dizer de outros profissionais como advogados, engenheiros, psiquiatras, professores e afins. Como referi no tópico que escrevi, tomei conhecimento de todo este frenesim em torno do editorial através do tópico que a Sissy escreveu, penso que se chama “Para mim chega!”. Não li os comentários feitos no editorial, logo não sou a Filipa que, como diz, chegou a fazer um comentário nesse editorial. Há muitas Filipas, Sissy. Já agora, trato-a por Sissy mas não sei o seu nome verdadeiro... O motivo que me levou a participar no fórum? Inscrevi-me no mesmo, há alguns dias, para debater e trocar opiniões que interessam a todos nós, mães, pais, e futuros pais. Apenas isso. Quando me diz: “Daí muito sinceramente Filipa questiono ao motivo que a levou a participar neste fórum...” dá a impressão de que eu inscrevi-me para criar polémicas ou discórdias. Não, Sissy, está enganada. A “mania de psicólogos”, como vê, nem sempre é desculpa. Sou uma pessoa normalíssima, vou ser mãe pela segunda vez, trabalho dentro e fora de casa, enfim, os meus dias são muito preenchidos. Quanto à mensagem privada, e desculpe Sofia, se vou falar em seu nome, posso colocar a questão ao contrário: o envio da mensagem coincidiu, de certo modo, com a opinião da Sofia sobre o editorial. Como referi no tópico, sigo o blogue da Sofia e estive a ler os posts no tópico que a Sissy criou. E a cronologia segue uma linha bem definida. A Sofia publicou a sua opinião numa semana e na semana seguinte eis a tal mensagem. Penso que é isso. Quanto ao ser legal ou não, foi uma questão levantada por outro membro, se não estou em erro. E acha então correcto ofender, através de um texto que a Sissy publicou, os leitores de um blogue, apelidando-os de “amigas que lhe dão troco”????!!!!” É tão infeliz, esta expressão...sinceramente, nem parece ser escrita por uma psicóloga. Como a Sissy refere, e bem, quem escreve em portais públicos sujeita-se a ouvir ou ler coisas desagradáveis. É uma opção. Há pessoas que escrevem em blogues, outras em cadernos, outras que não escrevem de todo. Acharia correcto, Sissy, se alguém que não conhece de lado algum, lhe tecesse comentários ofensivos sobre o que escreve? Provavelmente será (também) por isso que há pessoas que escrevem em cadernos: para terem a sua opinião preservada. No caso dos babyblogues (e, sinceramente, já me senti tentada a começar um porque acho-os muito interessantes), há que ter um bocadinho mais de decoro nos comentários que se fazem...é como ir a um portal sobre prematuros, por exemplo, e tecer comentários desagradáveis. É uma questão de bom senso e de tolerância, na minha opinião. Por último, não vou falar mais em nome da Sofia porque ela tem idade para se defender sozinha, como aliás já o fez. Mas penso, tal como a Sissy, que infelizmente, os seus contributos ficaram a meio porque, pelo que conheço da sua escrita e dos emails que com ela troco, ela tem alergia a ambientes confusos e onde as pessoas, por vezes, não se respeitam ou não sabem onde começa e acaba o seu espaço. Mas, bem, esta é a minha opinião pessoal. Não quero de todo criar confusões ou polémicas, apenas desejo manifestar a minha opinião sobre o tema, depois de ler os textos que aqui foram colocados. Última edição por LittleThomas : 03-06-09 às 21:08:03 |
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) | |
|
Feto
|
Citação:
Sim, Pipa, concordo, vou continuar a participar neste fórum, pois inscrevi-me para trocar opiniões e para me enriquecer. Gostaria que todos os membros participassem, afinal há tantos que estão inscritos...e, sim, a Sofia deveria voltar. ![]() E, Pipa, verá que tudo correrá bem, força! Em frente é o caminho
|
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Filipa, não tenho nenhuma "mania de perseguição", esteja descansada!! Sou apenas uma pessoa atenta, observadora e habituada a interpretar comportamentos, daí a minha alusão às "manias dos psicólogos"...
Realmente, vou ser muito franca consigo, as suas afirmações colam-se de uma forma desconcertante a tudo aquilo que foi escrito pela "outra Filipa" (chamemos-lhe assim...), de mais ou menos simpático, há umas semanas atrás... mas não vou discutir isso... Concordo com a Pipa, deve de facto participar no fórum, ainda bem que tenciona fazê-lo porque o editorial de Maio é de Maio!!! Estamos em Junho, ou seja, Maio... já passou! Quanto àquilo que escrevo aqui... algumas coisas têm realmente a ver com a minha formação académica, outras nem por isso... sou psicóloga infantil, mãe, mulher... com tudo aquilo que isso acarreta: defeitos e qualidades... A expressão "nem parece coisa de psicóloga..." é um lugar-comum!! Ainda em relação ao blogue da Sofia... não acho que tenha ofendido ninguém... mas já que insiste, coloque-se por um instante no lugar da Pipa (que considero minha "amiga virtual" como já deve ter percebido!)... De repente, como ela própria diz, até de "burrinha" é chamada... e a Maria Jorge Costa, excelente profissional: escrevem-se coisas do género, "má mãe", "mãe traumatizada",... quer dizer, desculpe mas não há pachorra!!! A Sofia, que tanto quer preservar o seu blogue (que, como já disse, considero, em termos dos conteúdos que ela escreve, francamente bom...) deveria talvez ter mais cuidado com o que se escreve no seu blogue e não tanto com o que se escreve fora dele... essa é a minha humilde opinião. Em relação ao meu caderno de narrativas que tão apaixonadamente escrevo... não tem nada a ver Filipa... ninguém pode tecer quaisquer comentários pela simples razão que ninguém "menos desejado" lhe toca. Percebe? Aí é que está a diferença... Por outro lado, lembro-lhe a si, e já agora à Sofia (se é que lê o que por aqui se escreve... acredito que sim!) que ninguém ofendeu a sua filhota que é, segundo diz, a razão desse blogue existir. Não sou perita nessas coisas mas, cá entre nós, o que não quer que a pequenina leia um dia mais tarde, ela apaga se quiser, certo?? Em relação à participação da Sofia por aqui... claro que entendo que ela não apareça mais por cá e tenho pena, sinceramente, porque iria enriquecer este fórum. Nem mais nem menos que ninguém, obviamente, porque por aqui acho que todos têm o mesmo valor! Se me permite Filipa, ambientes confusos e onde as pessoas não se respeitam nem sabem qual é o seu limite de espaço (como diz) não é este fórum! Esteja mais atenta e verá que, por aqui, toda a gente se respeita muito... não será por isso que a própria Filipa achou que havia por aqui pouca frontalidade?? Filipa, discórdias à parte... seja mesmo muito bem vinda por aqui... É bom sentir que mais pessoas participam neste fórum... agora talvez seja altura de deixar cair esta história toda e escrevermos, debatermos, trocarmos ideias e opiniões sobre tudo e mais alguma coisa que nos vai na alma e deixar para trás "velhos ressentimentos", não acha ???
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Lá diz o ditado: em casa de ferreiro espeto de pau.
Os psicologos são humanos!! Eu trabalho diariamente com dinheiro em notas, moedas, cheques, transferências. Muitos números! E fora do trabalho fico fula quando em jantares de grupo teimam em ser eu a tratar das divisões e do pagamento da conta. Costumo dizer: já chega no trabalho! E confesso fora do trabalho atrapalho-me com o dinheiro!
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
ora aqui está uma bela de uma confusão saudável. e sublinho saudável. Começo por dizer que adoro a frontalidade de Filipa /Litle Thomas. Gosto de gente que põe tudo em pratos limpos sem margem para equívocos. e acho que permitiu uma catarse sobre o editorial de Maio.
concordo com todas que a cegonha cor-de-rosa é uma pessoa sensível e enriquece o nosso fórum. São as diferenças de opinião que nos enriquecem a todos. |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) | |
|
Feto
|
Citação:
Olá Sissy, Tem razão, Maio é Maio, Junho é Junho…mas como sou "nova" no fórum, apenas conheci o que aqui se passou através do tópico que inicialmente fez. Não sei o tipo de comentários feitos no editorial do mês 05 pelo que volto a repetir, para que não haja dúvidas, que eu não sou a Filipa que a Sissy diz que comentou no editorial. É que eu não gosto de equivocos, suspeitas ou de "sombras". ![]() E, sim, sou uma pessoa frontal, tolerante e justa. Daí ter expressado a minha opinião. Quanto ao blogue, pois como disse, não tenho um. Talvez com pena, acho que seria muito giro, sobretudo pela troca de experiências com outras mães…bom, talvez um dia. Se houve pessoas a tecerem comentários algo acesos é porque também expressaram a sua opinião. E se não concordaram com o texto da Sofia, não deixa de ser engraçado terem ido ver os comentários das outras pessos: é por isso que sim, defendo a privatização dos blogues. Porque fiquei com a sensação de que há pessoas que lêem e depois comentam algures, um bocadinho à socapa. Esta atitude Sissy (e desculpe-me ter de dizer isto) não é frontalidade e sinceridade. Mas bom, são águas passadas, passaremos à frente porque outros temas aguardam pela nossa participação, certo? ![]() Uma última curiosidade, Sissy: como é que se chama?
|
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) | |
|
Feto
|